domingo, janeiro 04, 2009

Pirataria
Emule, Torrents, RapidShare & Outros


Eis 1 tema muito polémico sobre o que é e não é pirataria...
A meu ver a pirataria apenas acontece quando á lucro com isso. Ou seja, dou o exemplo daqueles DVD,s que se podem comprar nas feiras entre outros sítios vendidos normalmente pela comunidade cigana eu nunca comprei e espero nunca vir a comprar. As pessoas que compram alem de serem parvas aos estarem a alimentar o negocio normalmente são enganadas.
Ou o filme que está na capa não corresponde ao do DVD, o seu leitor não consegue ler o DVD, o filme não tem legendas, tem erros de sincronização 30 por 1 linha de problemas que podem acontecer quando a pessoas podia "Sacar" da internet o mesmo filme ou mesmo compra-lo.
Eu só contra este tipo de pirataria quer em CD,s quer em DVD,s acho que ao dar-mos lucro a outro é crime e deve ser punido e ja tem sido não só nos DVD,s mas como na roupa com acções da ASAE.
A feira que costumo visitar (Feira de Azeitão que se realiza no 1º domingo do mês) ja teve a visita da ASAE com 70 homens ,cães e policia de intervenção o que acho muito bem para controlar a contrafacção.
Mas como todos sabem a pessoa que apenas "saca" series e filme e musica da internet utilizando programas ou acessos como o Emule. Utorrent (através de ficheiros Torrent), RapidShare (forums ou sites que permitem o download de musica) também é considerado pirataria e segundo a lei é considerado crime tal como o que anda a vender na rua.
Aqui é que a porca torce o rabo, para mim isto pode ser considerado pirataria mas não devia ser considerado crime, visto que não existe lucro directo nem indirecto.
Eu faço-o, todas as pessoas da minha geração, da seguinte e da anterior que conheço também o fazem e será que por isso devíamos ser todos presos ou condenados a multas?
Eu que tal como muitos outros temos contribuído assiduamente para as industrias cinematográfica e musical, tendo mais de 100 DVD,s de series e filmes CD,s de musica tenho mais de 50, vou ao cinema umas 40 a 50 vezes por ano, compro todos os meses a única revista de cinema editada em Portugal...
E por "sacar" algumas series e filmes devo ser preso, quando há pessoas que nunca contribuíram ou irão contribuir tanto como eu??
E muitas das vezes depois de "sacar" compro o original!
Aqui fica a pergunta... o que acham?

4 comentários:

nyzx disse...

Compreendo que as editoras não gostem tantos das feiras, como do pc que mete a sacar filmes e músicas. Pq acima de tudo, lhes retira lucros.

Neste momento, acho que é tão difícil controlar as pessoas que saquem este tipo de conteúdos, que mais vale arranjar uma forma de tornar os downloads legais.

Do género.. se um download de um filme me custasse 3€, haveria filmes que não tinha problemas em dar o €. Assim como outras pessoas.

A solução seria arranjar um esquema mais ou menos parecido com este.

BrUnOFnV disse...

Tudo bem ateh concordo...
Agora acho mal porem no mesmo saco os que vendem na feira e o que apenas o fazem para uso proprio...

Isso do pagar para fazer Download é uma excelente ideia e será o futuro. Não o BlueRay que tanto a Sony tenta impingir!!!

nyzx disse...

Acho que ninguém vai "caçar" os particulares. Pq os particulares não fazem lucro com isso. Apenas sacam os conteúdos que foram disponibilizados online.

Pode estar no mesmo saco, mas duvido que os particulares sejam "sacados" sequer

zmsantos disse...

Para mim é tudo pirataria. E pior. É crime quando se usa o hardwere do trabalho para sacar (eheheheh)