sexta-feira, novembro 07, 2008

Desabafos
Novo tema aqui no Cócegas na Sopa, pequenas questões em forma de desabafo.
O tema de Hoje é Amigo vs Colega:
Numa breve pesquisa pela Internet encontrei este texto muito interessante sobre este tema ( Amigos vs colegas) onde o autor tenta explicar as duas faces o amigo e o colega.
Há ou não diferença?

  1. Se um colega é uma fase transitória para a amizade?
  2. 1 colega é colega 1 amigo é amigo (ponto final)?
  3. Se a competitividade no local de trabalho irá sempre impedir que se formem amizades, especialmente em cargos semelhantes ou directos?
  4. Se a amizade derivada dos "coleguismo" nunca será uma amizade verdadeira?
  5. Os colegas, vão para casa, vão para ferias, estão vários dias sem se ver, sem se falar, sem saber noticias, problemas. E os amigos são realmente aqueles que vão falando nas ferias, passam ferias juntos, aventuras juntos, desabafam uns com os outros?
Na minha opinião, amigos são sempre amigos, mesmo que se afastem, deixem até de falar durante algum tempo mas a pessoa acaba por nunca os esquecer.
No caso de colegas o caso muda de figura, colegas há muitos, numa empresa são 200 ou 300 numa sala de aula 5, 10, 20, 30. Á sempre colegas com quem nos damos mal, indiferentes ou então simplesmente nem fazemos um esforço.
Os colegas mais chegados com quem almoçamos, conversamos, rimos amuamos, esse é que importam e é com esses que podemos desenvolver amizades. Em alguns casos não chega á amizade mas é uma relação chegada e com o tempo talvez evolua quem sabe.
No meu caso houve colegas que agora, são amigos e importantes com quem falo, desabafo e eles comigo.
Mas ficam sempre alguns para trás: Ou seja que eu realmente gostava que a relação evolui-se mas que infelizmente não vai acontecer, porque vai sempre existir algum desconforto, devido há diferença de idades talvez, maneira da pessoa ser no local de trabalho em que não mistura trabalho com lazer e por mais que nos tentamos nunca vemos ter reciprocidade da outra pessoa para que a relação evolua.
1 exemplo concreto, no meu trabalho há 1 departamento que eu não simpatizo mesmo nada. O problema não está no departamento em si, mas em algumas pessoas que lá trabalham. A juntar a isto ainda existem algumas pessoas que estão sempre associada a esse departamento (que estão lá sempre por causa do trabalho ou apenas para se juntarem a falar mal,(falar de "gajas" a falar mal do outros pelas costas) que para mim são uma cambada de anormais, mal os vejos apetece-me dar-lhes 1 carga de porrada (pode parecer extremo mas garanto que era o que eles mereciam, 1 deles até conheço o filho, é bom rapaz, mas mesmo assim acho que merecia nem que fosse para acordar para a realidade).
Em seguinda há oposto em que eu queria que a relação evolui-se mas tal como ja tinha dito acima, não é possivel e por mais, frustrante possa ser eu não posso obrigar ninguem a nada e tenho de me aguentar ao que me podem dar (neste caso o ser amigo ou apenas colega)

1 comentário:

nyzx disse...

Estou a ver que entraste nos temas filosóficos. :P

Como tal, toma lá uma do Platão ;)

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."

Penso que seja uma boa definição. No que diz respeito a colegas, penso que sejam todas as pessoas que não se incluem verdadeiramente na definição acima. Os "outros" portanto. :)